São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Católicos promovem protestos

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL; AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Grupos de católicos realizaram ontem em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais manifestações de protesto contra a Igreja Universal do Reino de Deus.
Diante da sede da igreja do bispo Edir Macedo, no bairro do Brás (centro de São Paulo), cerca de 50 pessoas foram ao templo com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Os católicos queriam que a Universal entregasse a imagem da santa que foi chutada pelo bispo Sérgio Von Helder para ser levada para Aparecida (170 km a nordeste de São Paulo).
Ontem no Rio, a Polícia Militar deteve cinco pessoas, depois que grupos de fiéis das Igrejas Católica e da Universal entraram em atrito, por volta das 19h, no bairro de Olaria (zona norte).
Moradores do bairro contaram que os evangélicos tentaram impedir que uma procissão de São Geraldo passasse pela frente de seu templo.
Em reação, moradores de Olaria atiraram pedras no templo, depois que a procissão conseguiu passar pela rua, apesar da oposição dos fiéis da Igreja Universal.
A PM chegou ao local pouco depois que um Opala com quatro seguranças estacionou sobre a calçada da frente do templo. O Opala foi revistado e uma escopeta calibre 12 foi encontrada.
Os quatro seguranças foram levados para a delegacia, assim como um homem não-identificado, que seria um dos agitadores do grupo de católicos.
À tarde, o templo da Universal no Grajaú (Rio) foi interditado por uma hora devido a uma ameaça de bomba. A polícia vistoriou o prédio e nada encontrou.
Em Montes Claros (MG), o aposentado João Moreira Cardoso, 57, invadiu o templo da Universal na sexta à noite. Apedrejou os vidros e ameaçou um funcionário com um revólver calibre 32, quando o local estava vazio.
O aposentado foi preso -no momento em que um carro da Polícia Militar passava pelo local, no bairro Alto São João- e levado para a delegacia.
Depois de prestar depoimento, Cardoso pagou fiança de R$ 30 e foi liberado.
Os católicos também fizeram um ato de desagravo à imagem de Nossa Senhora Aparecida na a ``Santa Missa em Seu Lar", transmitida pela Rede Globo às 6h30.
No final da missa, o monsenhor José Maria Vasconcelos se ajoelhou diante da imagem de Nossa Senhora e pediu ``reparação" pelas agressões praticadas pelo bispo Sérgio Von Helder, da Universal. O monsenhor não citou o bispo.
Enquanto estava ajoelhado, monsenhor Vasconcelos fez uma oração a Nossa Senhora: ``Livrai-nos do fanatismo religioso, provocador histórico de tantas perturbações mentais e políticas".
Antes do ato de desagravo, foram transmitidos trechos do ``Jornal Nacional" que tratavam da agressão de Von Helder.

Colaborou a Agência Folha, em Belo Horizonte

Texto Anterior: Aposentado invade templo da igreja
Próximo Texto: Mirândola diz que carta enviada a Serra teria causado a sua prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.