São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vai discutir como atrair investimentos

SÔNIA MOSSRI
ENVIADA ESPECIAL A BARILOCHE

O presidente Fernando Henrique Cardoso discutirá com os colegas da Argentina, Carlos Menem, e do México, Ernesto Zedillo, mecanismos comuns para atrair investimentos estrangeiros e reduzir o risco de aplicações na América Latina.
As dificuldades econômicas dos países latino-americanos constituem a principal ponto das reuniões bilaterais de FHC com 11 chefes de Estado durante a 5ª Conferência de Cúpula Ibero-americana, em Bariloche, Argentina.
FHC chegou no início da noite em Bariloche, após deixar Brasília às 14h, acompanhado dos ministros Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores) e Paulo Renato (Educação), além do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Em seguida, reuniu-se com Zedillo no Hotel Tunquelen, onde a comitiva brasileira está hospedada. No final da noite, estava previsto encontrou com o presidente de Portugal, Mário Soares.
O governo brasileiro tem pouca expectativa em relação à conferência. O encontro considerado mais importante pelo Itamaraty é com Menem, na manhã de terça-feira.
Segundo a Folha apurou, o presidente argentino está preocupado com a eventual adoção de novas limitações às exportações de produtos de seu país ao Brasil.
Sob um forte recessão, com queda na atividade econômica e um índice de desemprego estimado em 18%, a Argentina precisa do aumentar as vendas para o Brasil para compensar a queda de consumo no mercado interno.
Na manhã de hoje, os presidentes dos países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), além do Chile, reúnem-se com o primeiro-ministro da Espanha, Felipe Gonzalez.
O tema do encontro é a integração do Mercosul à União Européia. É uma reunião que não dará resultados efetivos.
É apenas uma cortesia com a Espanha, país que motivou a criação da conferência anual a partir de 91, como parte das comemorações dos 500 anos de descobrimento da América Latina por Cristóvão Colombo, em 1992.

LEIA MAIS
Sobre a 5ª Conferência de Cúpula Ibero-americana à pág. 2-7

Texto Anterior: Malan encerra viagem aos Estados Unidos
Próximo Texto: Ruth Cardoso fratura o antebraço e não viaja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.