São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995 |
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Ranking traz melhores empresas de ônibus
CLAUDIO AUGUSTO
A solenidade de entrega do prêmio acontece no Palácio das Indústrias, sede da prefeitura. Ao contrário do que queria o presidente da São Paulo Transporte, Francisco Christovam, o ranking não vai influenciar na remuneração das empresas. Christovam defende o recolhimento de 2% do faturamento do sistema para um fundo. Esse dinheiro seria repartido de acordo com a posição de cada empresa no ranking. Ganharia mais quem estivesse melhor colocado. Isso, na visão do presidente da São Paulo Transporte, motivaria as empresas a melhorar a qualidade dos serviços prestados. Maurício Lourenço da Cunha, presidente do Transurb (sindicato que reúne as empresas de ônibus), é contra a idéia. ``Não conheço nenhum prêmio de qualidade que envolva dinheiro", disse Cunha. ``Acho que premiar alguns para punir muitos não é correto." O empresário afirmou que a pesquisa do Datafolha, que foi contratado pelo Transurb para levantar junto aos usuários qual é o conceito que eles fazem sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas, mostrou que o setor não está tão ruim assim. A São Paulo Transporte converteu os resultados apontados pelo Datafolha em notas, utilizando os mesmos critérios da pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). ``A nota passa de 6 na ANTP para 21 no Datafolha", disse Maurício Lourenço da Cunha. A ANTP faz pesquisas semestrais sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Metrô, pelos ônibus municipais e intermunicipais e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Para o presidente do Transurb, o fato de os ônibus serem comparados ao metrô distorce o resultado da pesquisa da ANTP. Além da pesquisa do Datafolha, contaram pontos para a elaboração do ranking uma espécie de auditoria feita pelos técnicos da Fundação Getúlio Vargas nas empresas. Também foi pesquisado o cumprimento das viagens exigidas pela São Paulo Transporte. Cada um desses fatores -a opinião do público, os procedimentos gerenciais da empresa e o cumprimento das metas operacionais- valeu um terço do total de pontos do ranking. Texto Anterior: Pista molhada provoca acidentes e mortes Próximo Texto: Lotação é o pior problema Índice |
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