São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking traz melhores empresas de ônibus

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Masterbus vai receber o prêmio de melhor empresa de ônibus de São Paulo na próxima quarta-feira. Ela ficou em primeiro lugar no ranking que a prefeitura divulga nesta semana.
A solenidade de entrega do prêmio acontece no Palácio das Indústrias, sede da prefeitura.
Ao contrário do que queria o presidente da São Paulo Transporte, Francisco Christovam, o ranking não vai influenciar na remuneração das empresas.
Christovam defende o recolhimento de 2% do faturamento do sistema para um fundo.
Esse dinheiro seria repartido de acordo com a posição de cada empresa no ranking. Ganharia mais quem estivesse melhor colocado.
Isso, na visão do presidente da São Paulo Transporte, motivaria as empresas a melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Maurício Lourenço da Cunha, presidente do Transurb (sindicato que reúne as empresas de ônibus), é contra a idéia.
``Não conheço nenhum prêmio de qualidade que envolva dinheiro", disse Cunha.
``Acho que premiar alguns para punir muitos não é correto."
O empresário afirmou que a pesquisa do Datafolha, que foi contratado pelo Transurb para levantar junto aos usuários qual é o conceito que eles fazem sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas, mostrou que o setor não está tão ruim assim.
A São Paulo Transporte converteu os resultados apontados pelo Datafolha em notas, utilizando os mesmos critérios da pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
``A nota passa de 6 na ANTP para 21 no Datafolha", disse Maurício Lourenço da Cunha.
A ANTP faz pesquisas semestrais sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Metrô, pelos ônibus municipais e intermunicipais e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Para o presidente do Transurb, o fato de os ônibus serem comparados ao metrô distorce o resultado da pesquisa da ANTP.
Além da pesquisa do Datafolha, contaram pontos para a elaboração do ranking uma espécie de auditoria feita pelos técnicos da Fundação Getúlio Vargas nas empresas.
Também foi pesquisado o cumprimento das viagens exigidas pela São Paulo Transporte.
Cada um desses fatores -a opinião do público, os procedimentos gerenciais da empresa e o cumprimento das metas operacionais- valeu um terço do total de pontos do ranking.

Texto Anterior: Pista molhada provoca acidentes e mortes
Próximo Texto: Lotação é o pior problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.