São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
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Lotação é o pior problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Os principais problemas do serviço prestado pelas empresas de ônibus em São Paulo são o tempo de espera do passageiro no ponto e o nível de lotação.
A pesquisa aponta que 45% dos entrevistados pelo Datafolha acham o tempo de espera no ponto ruim ou péssimo.
No caso da lotação dos ônibus, 47% dos entrevistados consideram o nível de ocupação da frota ruim ou péssimo.
O presidente do Transurb (sindicato das empresas), Maurício Lourenço da Cunha, disse que os dois problemas apontados na pesquisa têm a mesma origem: o trânsito.
Os congestionamentos, de acordo com o empresário, aumentam o tempo de viagem dos ônibus. ``Isso faz o passageiro esperar mais no ponto", disse Cunha. ``E é claro que, quando passar, o ônibus vai estar mais cheio."
Para Cunha, uma das formas de contornar esse problema é reprogramar as linhas. Ele disse que nem todos os ônibus de uma linha precisam ir até o ponto final.
Existem linhas -de acordo com Cunha- que têm um nível de ocupação alto até um certo ponto.
A proposta é fazer com que parte da frota só vá até esse ponto e retorne ao ponto inicial.
Isso reduziria a lotação e aumentaria a frequência dos ônibus.

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