São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP decide hoje sobre acusação de plágio

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto de Psicologia da USP deve decidir hoje o resultado de um processo que acusa uma de suas professoras de plágio.
O processo corre no instituto desde agosto de 94, quando o professor da Universidade Federal do Espírito Santo Lídio de Souza apresentou a denúncia de que a professora do Departamento de Psicologia Social Luiza Alonso Fernandes teria publicado um artigo com trechos copiados dele.
Em 1992, ela participou da banca de qualificação -uma das provas que o pós-graduando deve fazer- da tese que Lídio de Souza defenderia na USP.
Em 1994, Luiza Alonso publicou um artigo no livro ``A Cidadania em Construção", da Cortez Editora. No artigo há, segundo a acusação, 62 linhas integralmente copiadas do projeto de Souza, sem citar a fonte. Há, também, outras 74 linhas iguais às de um texto de psicologia social do italiano Alberto Melucci, também sem fonte.
O processo correu um ano na universidade em uma comissão processante sigilosa.
Hoje, a Congregação -órgão deliberativo- do instituto deve avaliar o parecer da comissão processante e decidir que medidas tomar. Lídio de Souza disse que prefere não se pronunciar. Luiza Alonso não foi localizada.

Texto Anterior: FHC assina proposta para ensino básico
Próximo Texto: 'Expresso das mulheres' começa a circular hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.