São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detentos vão construir nova cadeia em BH

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os presos da Delegacia de Furtos e Roubos de Belo Horizonte (MG) vão construir um prédio que abrigará nova carceragem.
A medida foi autorizada pelo governador Eduardo Azeredo (PSDB) devido à superlotação da cadeia, que abriga 260 detentos, mas tem capacidade para 60.
A situação crítica da delegacia é reconhecida por Azeredo. Segundo o secretário de Segurança, Santos Moreira, Azeredo definiu o atendimento aos presos como ``extremamente precário e desumano".
A nova delegacia será construída pelos presos considerados de bom comportamento e que estão sob custódia da Polícia Civil.
A crise de superlotação nas cadeias públicas de Minas dura pelo menos dez anos. O DI (Departamento de Investigações) ficou conhecido nos anos 80, quando os presos lançaram a ``ciranda da morte" e cerca de 15 detentos morreram.
A ``ciranda da morte" foi a forma que os presos encontraram para denunciar a superlotação da cadeia. A cada período, escolhiam um para morrer. Os presos morreram quando dormiam.
Neste ano, quatro mortes foram registradas nas dependências da carceragem da Delegacia de Furtos e Roubos.

Texto Anterior: 'Nunca vi parar', diz ministro
Próximo Texto: Sorocaba faz 'controle de natalidade' de cães
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.