São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austríaco vence torneio e provoca decepção nos torcedores do Rio

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

A vitória do austríaco Hugo Simon, 54, campeão olímpico de 1980, no Grande Prêmio Rio de Janeiro de hipismo foi apenas um detalhe para os cerca de 10 mil espectadores pouco acostumados ao aristocrático esporte.
Nem mesmo o mau tempo atrapalhou a festa. Os espectadores entraram gratuitamente no estádio de estrutura metálica, erguido especialmente para a competição no aterrro do Flamengo (zona sul).
O público aplaudiu e torceu a cada obstáculo superado pelos conjuntos (cavalo e cavaleiro).
Só não resistiu e mandou vaia quando, depois de cerca de duas horas de competição, viu o experiente austríaco roubar o título da jovem promessa brasileira Álvaro Afonso de Miranda Neto, o Doda, 22, que ficou com o segundo e terceiro lugares da prova.
Mesmo com a derrota, Doda teve compensações. Ganhou um carro Volvo, avaliado em R$ 60 mil, e o direito de disputar o Mundial de Estocolmo no ano que vem.
Após uma primeira rodada classificatória, 16 conjuntos se habilitaram para o desempate decisivo.
Montando Arisco Aspen, o cavalo de R$ 1 milhão de propridade de Nelson Piquet, Doda foi o sétimo a entrar na pista. Não derrubou qualquer obstáculo e marcou o melhor tempo até aquele momento: 32s86.
Foi superado pelo mineiro Vitor Alves Teixeira, o décimo a saltar, que marcou 32s34 com pista limpa (sem derrubar obstáculos). Doda, logo depois, recuperou a liderança, montando Arisco Romance com 31s33.
O brasileiro ainda era cumprimentado no corredor que levava os animais da pista para o local de aquecimento quando entrou na pista o austríaco Simon. Ele explorou toda a velocidade de seu animal, Ipiranga Magnum 5, e fechou o percurso com 30s81.
``Meu cavalo não é muito rápido nas retas, mas é muito veloz nas curvas", disse Simon, justificando a vitória.

Texto Anterior: Brasileiros decepcionam
Próximo Texto: Competidores aprovam `festa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.