São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laís Helena Cerullo, 16

São Paulo, SP
Como muitas pessoas, também estou revoltada com a violência nos estádios. As torcidas organizadas distorceram seus princípios -torcer, alegrar o jogo e apoiar seu time- e se tornaram agressivas, irracionais e enxergando inimigos em qualquer lugar, só porque não vestem a mesma camisa. Não deveriam acabar com elas e sim mudar o pensamento dos seus associados. Todos falam mal, mas esquecem que eles é que embalam o estádio, contagiam os outros torcedores e dão também uma força para o time com suas músicas. Ir ao estádio, apesar de tudo, é curtir um grande espetáculo.

É isso aí, Laís. Paz no futebol e um abraço para você.

André Luís de Oliveira, 28
Limeira, SP
Será que sou teen ou pós-teen? Tenho 28 anos, sou professor de educação física em Limeira e viciado nas matérias do caderno Folhateen. ``Demais" o caderno do dia 2/10. Viajei. A propósito, na seção ``Cartas", Hildebrando Penteado ``pipocou" ao citar as estatísticas sobre Aids se espalhando entre adolescentes e ``alfinetou" a questão do ensino religioso. Saiba ele e muitos outros teens que o ensino religioso (desde que não seja tendencioso) cria um alicerce forte, principalmente no lado espiritual, no que se refere aos conhecimentos do conteúdo da educação sexual.

Olá, professor. Tudo bem? É sempre bom saber que não são apenas os teens que estão atentos para as questões que lhe dizem respeito. Escreva sempre.

Weller Gustavo Figueira, 18
Indaiatuba, SP
Adolescência... Fase do aprendizado, da carência, da luta e da dor. Fase conhecida como inconsequente, complicada e de aborrecimentos. Tantas características, tantos sinônimos, para uma fase de aperfeiçoamento, em que criamos e adquirimos uma personalidade, onde decidiremos o que seremos e o que faremos, fase dos planos de vida, da decisão. Mas a falta de compreensão leva a muitos outros problemas. Somos significado de inconsequência? Sim, somos! E de incompreensão? Com certeza! Mas é muito mais fácil dizer, criticar e até julgar. O difícil mesmo é estar ao lado, dar amor, carinho, suprir a carência, consolar na dor. Estes pensamentos só levam a sociedade a estar cada vez mais longe de entender que adolescente não é só problema e sim uma fase carente de muita compreensão, uma maneira de sobreviver mesmo em meio a uma sociedade tão preconceituosa, que somente julga, jamais entende. Sou, sim, um adolescente! Com problemas, é claro! Mas me orgulho de estar em uma fase que para vocês traz problemas, mas que para mim traz a experiência e a satisfação de um dia olhar para trás e dizer: ``Eu já fui um adolescente".

Olá, Weller! Que carta bacana a sua. Sim, a adolescência, como qualquer outra fase da vida, traz alguns problemas. Mas, como você mesmo disse, traz experiência e satisfação também, como qualquer outra fase da vida. O importante é que cada um saiba viver cada coisa a seu tempo. Um abraço.

Neuza Cristina Augusto Soares
Serra do Cipó, MG
Estou escrevendo ao Folhateen pela primeira vez para dizer que achei maravilhosa a foto do Juninho e a reportagem. E achei superlegal a carta que a Janaína da Silva escreveu, publicada em 28/10. Também sou uma das fãs do Juninho; ele é lindo, é um gato. Só que sou cruzeirense doente. Eu gostaria que vocês publicassem uma foto bem grande do Marcelo, jogador do Cruzeiro. Ah, acho que já escrevi muita coisa. Valeu, galera do Folhateen.

O Marcelo realmente está batendo um bolão, Neuza. Valeu pela sugestão.

Escreva para o Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP. CEP 01202-900. Não se esqueça de colocar seu nome completo, idade, endereço e telefone.

Texto Anterior: Na Libéria, há uma luta que não liberta
Próximo Texto: Motoqueiros falam sobre maiores ralis do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.