São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
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``Négrabox" explora distorção da realidade

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

O melhor do espetáculo de rua ``Négrabox", do grupo francês Pesce Crudo (Peixe Cru), é ter sido realizado na rua, entre adultos e crianças passantes, meninos de rua que paravam para observar, mendigos e o público que compareceu para assistir à montagem.
``Négrabox" foi exibido na semana passada no Pátio do Colégio, centro de São Paulo. Ainda que tenha levado alegria ao Pátio do Colégio, ``Négrabox" é uma peformance pesada, provoca certa irritação no espectador.
Os quatro integrantes do grupo executam ações repetitivas ao som de batidas ritmadas de portas e janelas de uma imensa caixa-preta, de quase cinco metros de altura.
Não há diálogos. A comunicação com o público é gestual, e o ponto forte dela são as expressões faciais dos atores. Eles nunca sorriem. Há momentos em que esses palhaços, vestidos de branco e preto, se mostram extenuados, com a sequência de suas ações.
A emoção, a catarse que ``Négrabox" provoca é a resposta à curiosidade. Os atores prendem a atenção introduzindo elementos novos nas diferentes janelas assimétricas de sua caixa de surpresas.
Funciona como uma caixa-preta de avião depois do desastre. A cada nova cena, os atores revelam novas informações, novos ângulos de visão de corpos fragmentados.
Às vezes, apenas braços e mãos se movimentam nas pequenas janelas. Em outros momentos, pernas e sapatos explodem da caixa, em batidas percussivas. E muitas cabeças de homens carecas usando óculos. As figuras humanas funcionam como metáfora de perda da identidade.
Os estranhos personagens ainda recuperam força, saem da caixa e se misturam ao público, como se procurassem alguma coisa.
Transformam-se numa polícia cômica, que apita ao vazio, entre a multidão aglomerada ao redor de um monumento inútil. Soldados marcham, invertem suas posições naturais, batem os capacetes um contra o outro. Trata-se de uma realidade distorcida, aterrorizante, alterada por uma humanidade excessivamente automatizada.

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