São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foliões realizam maratonas entre as diversas "oktoberfestas de SC

ROGER MODKOVSKI
DO ENVIADO ESPECIAL

As 20 "oktoberfestas" catarinenses não competem umas com as outras pelos foliões. Os turistas que vão a Santa Catarina para as festas do chope geralmente vão a mais de uma delas.
O estudante Leonardo Fabrício, 14, de Uberaba (MG), é um dos que fazem maratonas no Estado todo mês de outubro.
"A Fenachopp é mais tranquila que a Oktoberfest, mas vale a pena vir", afirma. "A proporção ideal é dois dias em Blumenau para cada um em Joinville".
Nos intervalos entre as festas, os turistas vão às praias ou a atrações como o Beto Carrero World, na praia de Armação, em Penha.
Baseada em tradição praticada em Munique desde 1834, a Oktoberfest de Blumenau começou 150 anos depois, em 1984. Fazer a festa foi uma maneira de erguer a moral da cidade depois das enchentes que a atingiram em 83.
Com o sucesso, a idéia se espalhou para outras cidades do Estado. Hoje, as mais importantes são a Festa do Marreco (Brusque), a Marejada (Itajaí), a Schützenfest - festa dos atiradores- (Jaraguá do Sul) e a Kegelfest -ou Festa do Bolão- (Rio do Sul).
Embora a intenção seja celebrar a cultura germânica, como nas festas européias, no Brasil tudo acaba virando Carnaval.
Segundo o diretor-presidente da Santur (órgão estadual de turismo de Santa Catarina), Adolfo Ern Filho, as festas devem atrair pelo menos 1,5 milhão de turistas em 95. Destes, 800 mil só para a Oktoberfest.
"O carro-chefe é a Oktober" diz Ern Filho. "Mas o turista que vai a Blumenau acaba circulando por todas as cidades"!
Se a Oktoberfest é a maior, a Kegelfest de Rio do Sul tem a vantagem de ser a recordista em consumo de chope "per capita".
(RM)

Texto Anterior: Joinville faz festa do chope 'comportada'
Próximo Texto: Hollywood é terra da beleza e do mau gosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.