São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carne pressiona menos em 95

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Ao contrário de anos anteriores, a carne pode passar 95 sem entressafra, segundo Heron do Carmo. Se isso ocorrer, a taxa de inflação deixa de receber um dos tradicionais pesos neste período do ano.
José Vicente Ferraz, consultor da FNP Consultoria & Comércio, concorda, em parte, com o economista da Fipe. Ele acredita que os preços ainda podem subir em novembro, mas sem grandes pressões.
O mercado de carne vive neste ano uma situação totalmente diferente da de 94, diz Ferraz. No ano passado, a arroba do boi gordo na entressafra -período de menor oferta de produto- foi negociada, em média, por preço 53% superior ao da época da safra.
Neste ano, os preços da entressafra devem ficar 5% abaixo dos da safra.
O índice da Fipe também mostra pressão menor dos preços da carne para o consumidor. Para uma inflação de 3,17% em outubro de 94, o reajuste médio da carne bovina foi de 22%. Em 95, para uma inflação de 1,25%, a alta da carne bovina é de apenas 0,19%.
São várias as causas da inversão do comportamento dos preços da carne neste ano, segundo Ferraz.
Em 94, houve explosão de consumo, seca, geada e exportações acentuadas no primeiro semestre. Além disso, o país não tinha aprendido muito bem o caminho das importações.
Em 1995, as exportações caíram, o consumo diminuiu, o confinamento de gado aumentou 30% (devido aos bons preços do ano anterior) e a produção de frango está em alta contínua. Neste ano, o país aprendeu a importar carne, disse.
Nos seis primeiros meses de 95, o preço médio da arroba de boi foi de US$ 27,38. De julho a novembro, período da entressafra, a média deve ficar em US$ 26,00, prevê Ferraz.
(MZ)

Texto Anterior: Inflação sobe para 1,25% em São Paulo
Próximo Texto: Diminui ritmo de crescimento de vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.