São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Pacote do governo vai incentivar as vendas externas de 22 produtos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai incentivar as exportações de 22 produtos industrializados com potencial de crescimento das vendas externas. O objetivo é melhorar o desempenho da balança comercial a partir de janeiro próximo.
O pacote das medidas de estímulo às exportações está sendo concluído pelo governo e poderá ser anunciado hoje pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothea Werneck.
Entre os 22 produtos selecionados -e chamados de novos pólos de exportação- estão a cerâmica e móveis. As exportações destas mercadorias vão receber recursos para financiamento e terão prioridade nas ações de promoção comercial no exterior.
Esses produtos são responsáveis atualmente por apenas 10% da pauta das exportações brasileiras, pois não fazem parte do conjunto tradicional das vendas externas (café, açúcar e celulose).
Pelo diagnóstico do governo, entretanto, os 22 produtos selecionados possuem grande capacidade de terem suas vendas aumentadas no mercado internacional. Além disso, a diversificação da pauta de exportações torna a balança menos vulnerável à queda de preços dos dos produtos tradicionais.
Com o fortalecimento das exportações de bens industrializados o governo pretende reduzir o impacto negativo da queda dos preços de produtos agrícolas no mercado mundial. Previsões apontam para recuo nesses preços em 1996.

Texto Anterior: Petrobrás compra menos álcool das usinas e combustível poderá faltar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.