São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás compra menos álcool das usinas e combustível poderá faltar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os ministérios da Fazenda e Minas e Energia foram alertados que poderá faltar álcool combustível devido a problemas de caixa da Petrobrás. Isso aconteceria no momento que o governo tenta reativar o Proálcool (programa de incentivo do álcool combustível).
Segundo a Folha apurou, a Petrobrás tem diminuído a compra de álcool das usinas. Isso ocorre há cerca de 15 dias porque a estatal tem tido problemas para receber o repasse do Tesouro referente ao subsídio do combustível.
O assunto foi discutido anteontem na reunião de abertura da Comissão Interministerial de Álcool.
O ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, foi questionado sobre o problema. Diante do ministro Pedro Malan, Brito confirmou que a Petrobrás vem diminuindo a compra de álcool devido à falta de pagamento do Tesouro.
Dez grandes usinas informaram que a estatal vem rejeitando, em média, um terço das entregas feitas. Cerca de 4,2 milhões de carros usam o combustível no país.
A Folha teve acesso à correspondência de uma usina que afirmava que a estatal havia rejeitado uma encomenda já feita no valor de R$ 267 milhões.
Os técnicos da área não acreditam em falta generalizada do produto, mas afirmam que poderá haver desabastecimentos localizados.
São produzidos 13,1 bilhões de litros de álcool por ano. Mais 1,8 bilhão é importado anualmente para o consumo interno.

Texto Anterior: BC pode ter de indenizar acionistas
Próximo Texto: Pacote do governo vai incentivar as vendas externas de 22 produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.