São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão evitará venda de bônus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Banco do Japão e o Fed (banco central dos EUA) vão evitar ao máximo a operação de compra, pelo Fed, de bônus do tesouro norte-americano que estão em mãos de bancos japoneses.
A estratégia, firmada na segunda-feira, serviria para evitar uma eventual crise de liquidez no sistema bancário japonês. É a primeira vez que uma operação do tipo é feita antes da crise começar.
A compra dos bônus, segundo analistas, aumentaria as taxas de juros de longo prazo norte-americanas.
Segundo os banqueiros japoneses, a situação do iene ainda não é grave o suficiente para que os bônus precisem ser vendidos.
Mas, para a maioria dos banqueiros alemães e alguns franceses, a situação das linhas de crédito com bancos japoneses já está precária. Um dos banco já teria cortado as linhas com o Japão.

Recuperação
O Japão deve começar a sua recuperação econômica em 1996, disse ontem a banqueiros locais o ministro da Agência de Planejamento Econômico do país, Isamu Miyazaki.
Para o ministro, o processo será alavancado pelo investimento governamental de US$ 142 bilhões anunciado em 20 de setembro.

Texto Anterior: México registra maior superávit deste ano
Próximo Texto: A imprensa contra o poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.