São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação fica abaixo do esperado

DA REPORTAGEM LOCAL

O resultado da segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada anteontem, ficou abaixo do esperado, segundo a estimativa do ministro da Saúde, Adib Jatene. O motivo são as chuvas que atingiram algumas regiões do país e dificultaram o acesso aos postos de vacinação.
"A porcentagem de crianças vacinadas deve ficar abaixo dos 97% registrados na primeira etapa, em 19 de agosto", disse o ministro. Deveriam ser vacinadas 17,4 milhões de crianças, sendo 3,3 milhões em São Paulo.
Segundo Jatene, os números finais da campanha estão sendo computados e só devem ser divulgados em duas semanas. "O importante é que todas as secretarias de Saúde trabalharam com regularidade", afirmou o ministro.
Em algumas cidades, como Botucatu (285 km a noroeste de São Paulo), a vacinação foi suspensa por causa do mau tempo e deve ocorrer na próxima semana (leia texto ao lado).
Foram vacinadas anteontem crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite, uma doença infecciosa provocada por vírus que causa paralisia. Não há tratamento para a doença, que só é controlada com vacinação preventiva.
Desde 90 não há nenhum caso da doença registrado no país. Em 94, o Brasil recebeu o Certificado da Erradicação do Poliovírus pela Organização Mundial da Saúde.
Agora o objetivo é acabar com o sarampo. "A estratégia é eliminar o sarampo com a vacinação preventiva", afirmou o ministro. A vacinação contra a doença também ocorreu em todo o país.
Em alguns Estados, foram aplicadas ainda as vacinas tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), dupla tipo adulto (contra difteria e tétano), sarampo, SCR (sarampo, rubéola e caxumba) e BCG-id (contra tuberculose) para crianças com atraso na vacinação.
Em São Paulo, a vacinação aconteceu em 5.800 postos fixos, além de 10 mil postos volantes, entre 8h e 17h. Cerca de 8.000 pessoas trabalharam na campanha.
As crianças que não foram vacinadas no sábado ainda podem receber as doses nos postos normais. Só no Estado de São Paulo, são 6.000 locais.
Para saber os endereços dos postos fixos, o paulistano pode ligar para o Disque-Saúde, no telefone 1520.
Segundo Jatene, também está sendo preparada uma campanha de vacinação contra a hepatite B no Amazonas. "Ainda não marcamos a data, mas já estamos comprando as vacinas", disse.
A próxima campanha nacional deve ocorrer em junho de 96, segundo o ministro. "Os programas de vacinação são prioritários para o Ministério", afirmou.

Texto Anterior: 'Alcatraz' é o filme preferido
Próximo Texto: Mulher é morta a tiros em tentativa de roubo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.