São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995 |
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Indústria do tomate investe US$ 10 mi em dois meses
JOAQUIM FERREIRA
As novidades vão da reformulação na embalagem, alterando volume ou apresentação, até produtos pioneiros trazidos da Patagônia argentina para o mercado nacional. Os investimentos vêm de indústrias tradicionais, como a Cica, incorporada pela Gessy Lever em 93, e de outras que apostam no segmento, como a Parmalat. Tanto interesse se justifica pelo tamanho do mercado, de aproximadamente US$ 500 milhões ou 260 mil toneladas anuais, que deverá crescer 5% neste ano. A Cica, líder de mercado com 39,5%, conforme levantamento feito em junho e julho pela Nielsen, anunciou seis novidades. Segundo Alan Liberman, gerente de marketing da divisão derivados de tomate e condimentos, a Cica estima para a nova linha PIC um volume de vendas 35% maior -10% acima do crescimento normal do mercado- e mais de 20% para os molhos. O mercado está atraindo novos investidores, como a Parmalat, que começou a pôr sua marca em derivados de tomate. Os investimentos da empresa no Brasil neste ano, incluindo um novo parque industrial, deverão somar US$ 65 milhões, dos quais US$ 2 milhões para lançar atomatados. Para suprir a demanda, a empresa cultiva tomate em uma fazenda na Patagônia argentina, na região conhecida como Vale do Rio Negro. É de lá que virá um produto inovador nesse segmento: o tomate sem pele, um produto típico italiano que a empresa apresentará aos brasileiros depois que conquistou a Argentina. A Arisco, segunda colocada no mercado, com 30%, uma das pioneiras no uso do "tetrapak", apresenta suas novidades. Mesmo sem divulgar seus investimentos, sabe-se que a Arisco industrializa cerca de 200 mil toneladas de tomate por ano. Outra que caprichou nos lançamentos foi a Etti, do grupo Fenícia, que está completando 40 anos. "Aproveitamos a data para anunciar um novo logotipo da marca Etti", disse José Luiz Asprino Pereira, gerente de marketing. Agora, cinco novas versões incorporam a linha de molhos da marca Salsaretti, todas em latas de 350 gramas. Na próxima quinta-feira irá ao ar pela TV a propaganda que divulga essas novidades. A campanha, criada pela agência F/Nazca, preferiu não correr riscos. Optou por astros conhecidos do público para divulgar os produtos. Igualmente tradicional, a marca Maggi, da Nestlé, acrescenta três novidades a sua linha, totalizando 15 itens derivados de tomate. A empresa investiu US$ 2 milhões para lançar o extrato em latas. "Com esses produtos, solidificamos a marca Maggi como especialista em derivados de tomate", disse Wilber Marques Antunes. Completam a lista de novidades os molhos Uncle Bens, da gaúcha Effem Produtos Alimentícios, sem corantes e sem conservantes. Mais conhecida pelo arroz Uncle Bens, a Effem lançou agora duas versões de seu molho: o italiano e o mexicano, com o mote "Chef em Casa". Texto Anterior: Idéias que vendem Próximo Texto: Setor de brindes teme mudança no IR Índice |
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