São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor de cerveja é simbiose empresarial

SYDNEY MANZIONE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mercado de cerveja tem uma série de detalhes interessantes. Começa pelo seu tamanho -um dos maiores mercados brasileiros-, passa pelo pequeno número de grandes fabricantes e pela segmentação de tipos, tamanhos e embalagens.
O segmento de latas vem apresentando significativo crescimento, principalmente dentro dos supermercados, que acabaram importando o produto para fazer frente à demanda crescente.
As latas importadas, que por anos tiveram pouca representatividade (perto de 1,5% do total de latas), passam, no bimestre agosto/setembro de 95, a abocanhar 11,8% do segmento. Grandes fabricantes passaram a orquestrar as importações, fazendo associações com produtores internacionais.
É melhor garantir parte do crescimento das importadas, do que vê-las crescendo sozinhas e, por outro lado, melhor deixar o produto na mão de quem conhece o país, do que tatear no escuro -verdadeiro exemplo de simbiose mercadológica.

Texto Anterior: Editora lança índice de empresas com ISO 9000
Próximo Texto: Novos movimentos no franchising
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.