São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Novos movimentos no franchising

MARCELO CHERTO

As redes americanas de fast-food não sabem mais o que inventar para diferenciar seus restaurantes da concorrência.
Depois dos bufês de pizza, dos "salad bars" e de outros agitos do gênero, a nova onda são os chamados "bufês de comida caseira", que empresas como a Arby's e a KFC estão testando em algumas de suas unidades. No caso da Arby's, comida caseira significa asinhas de frango assadas e purê de batatas. Na KFC, torta de frango, peru assado e pão caseiro. É claro que esses itens não substituem os "tradicionais" do cardápio de cada um, mas convivem lado a lado com os mesmos.
É bom lembrar que o próprio McDonald's já fez uma tentativa nesse campo, com um protótipo de um novo restaurante chamado Hearth Express (hearth pode ser traduzido por "lar"), que deveria ter virado uma rede. Um projeto que acabou engavetado juntamente com os centros de lazer Leaps & Bounds, quando o grupo reassumiu a liderança na definição da ideologia da organização e resolveu concentrar esforços e recursos naquilo que sabe fazer de melhor: batatas fritas e sanduíches.

Certos movimentos das grandes empresas são muito interessantes. Durante anos, a Hering encarou a franquia como um bicho estranho. Algo até interessante de se olhar, mas nada que sua diretoria quisesse criar. E justo agora que algumas empresas franqueadoras do ramo estão passando por dificuldades e que até uma Alpargatas resolveu acabar com suas operações de franquia, a mesma Hering aposta na adoção do sistema.
Já existe uma unidade-piloto de um novo conceito, as Hering Family Stores, operando no Rio de Janeiro. Até onde sei, com resultados acima do esperado. A nova loja vende todas as linhas da empresa: Hering, Mafisa, Puc, Omino, Disney. Por enquanto, continuam as vendas para lojas multimarca. Mas acredito que, se a operação for corretamente estruturada, logo a empresa vai perceber que vale mais a pena ter só franquia.

Texto Anterior: Setor de cerveja é simbiose empresarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.