São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Árbitro diz ter dossiê sobre suspeito da 'fita do suborno'

MARCELO DAMATO; RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz de futebol Sérgio Corrêa da Silva disse ontem ter feito um dossiê sobre o ex-juiz Wilson Roberto Catani, que está sob suspeita de comandar um esquema de fraudes de arbitragem no futebol brasileiro.
Corrêa, 36, afirma que desde 1982 vem montando um arquivo sobre os supostos escândalos de arbitragem no futebol. Esse arquivo é feito com base em recortes de jornal. São 22 volumes.
Desde 1989, Corrêa faz também um levantamento da escala de árbitros do Campeonato Paulista. Há dois anos, passou a fazer o mesmo no Campeonato Brasileiro.
Corrêa, formado no curso de sargentos da Aeronáutica, afirma ter confiança na inocência dos juízes Marcos Fábio Spironelli e Dionísio Roberto Domingos, citados por Catani como membros do esquema de corrupção.
"Eles estão sofrendo muita pressão. São professores e são respeitados. O Dionísio é meu amigo desde a infância. Fizemos juntos o curso de sargentos da Aeronáutica (em Guaratinguetá)", argumenta.
Domingos é hoje professor da escola de sargentos e Corrêa mora em São Paulo.
Sobre Catani, Corrêa afirma "ter ouvido várias histórias", mas nada que fosse provado. Muitos desses casos chegaram aos jornais.
"Levei uma hora coletando reportagens arquivadas a partir de 1988 que citavam o Catani. São matérias sobre o afastamento dele do quadro de árbitros."
Wilson Roberto Catani revelou um suposto esquema de "compra" de resultado em uma série de ligações com o repórter Alexandre Reis, que se fez passar por um fictício membro da oposição do Botafogo de Ribeirão Preto.
Na conversa entre os dois, Catani afirma que clubes como o Botafogo-SP, Corinthians, Botafogo-RJ e Bangu usaram os seus serviços.
O dossiê Catani vai ser divulgado para a imprensa na próxima semana. Ele foi entregue por Corrêa a Marcos Fábio Spironelli
O juiz, que no Campeonato Brasileiro atua como bandeirinha, afirma que os valores citados na fita são inverossímeis. "Um juiz como o Dionísio ganha na Série A-2 R$ 600,00 por jogo. Você acha que alguém iria se vender por R$ 2.000, como aparece na fita?"

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Advogado pode deixar ex-juiz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.