São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuvas favorecem o plantio no interior

DAS FOLHA NORDESTE E NORT

Agricultores iniciam o preparo do solo em várias regiões

Produtores rurais da região de Ribeirão Preto estão acelerando o plantio para a próxima safra, devido às chuvas das últimas duas semanas.
Já foram iniciados os plantios de milho, soja e frutas. Agrônomos ouvidos pela Folha afirmaram que as atuais condições são ideais para o preparo do solo e cultivo.
Em São Carlos, segundo o delegado agrícola local, Joaquim Bordini do Amaral Neto, os produtores estão iniciando o plantio do milho.
Segundo ele, as culturas permanentes, como cana e laranja, também estão sendo beneficiadas pelas chuvas.
"A cana vai rebrotar com mais facilidade", disse Amaral Neto.
Na região, o preparo do solo e o plantio estavam atrasados, devido à falta de chuva.
A Estação Experimental do IAC (Instituto Agronômico), em Ribeirão Preto, registrou 75,1 milímetros de chuva na região desde o início do mês.
Um milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado.
Em Bebedouro (82 km de Ribeirão Preto), segundo avaliação do chefe da Casa da Agricultura local, Gilberto de Barros Basile, as chuvas também favoreceram o plantio das culturas anuais.
Segundo Basile, o momento é propício para o plantio. "Só é necessário mais alguns dias para que o solo fique menos barrento", disse o agrônomo.
Ele afirmou que as vendas de adubos e sementes na região registraram aumento.
Para Basile, as chuvas vão favorecer a germinação das sementes. "Nessas condições, as sementes vão brotar em até 7 dias."
"As culturas permanentes também estão sendo beneficiadas. As chuvas favorecem a florada e os frutos, que estavam murchos devido ao inverno quente e seco, vão ter crescimento de 30% no peso", disse Basile.
Já os produtores de laranja e manga da região de São José de Rio Preto estão tendo prejuízos com as chuvas, que vêm acompanhadas de ventos de até 100 km por hora.
"Não temos uma estimativa, mas alguns produtores já comunicaram as perdas", afirmou Edmar Mendes, agrônomo da Dira de Rio Preto.

Texto Anterior: Exportadores querem vender mais para UE
Próximo Texto: Governo de SP tenta proteger os cerrados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.