São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz diz que Brasil é 'paraíso' para mafiosos

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz Giannicolla Sinisi, que integra as investigações antimáfia na Itália, disse ontem que o mercado financeiro do Brasil tem sido usado como "paraíso" para lavagem de dinheiro do crime organizado internacional.
Sinisi disse que investigações em seu país mostraram que, por intermédio da Suíça, por exemplo, mafiosos investem no mercado de capitais brasileiro. O juiz veio ao Brasil participar do "1º Fórum sobre Crime sem Fronteiras", promovido pela Unicid (Universidade Cidade de São Paulo).
Segundo ele, países como o Brasil deveriam ter legislação específica para investigar a origem de investimentos suspeitos e criar um órgão de inteligência para trabalhar em conjunto com uma agência internacional de combate ao crime organizado.
As investigações na Itália apontam o Brasil como um reduto de mafiosos e ex-mafiosos. Além da lavagem de dinheiro, do tráfico de drogas e armas, eles investem no turismo. Para Sinisi, a investigação do fluxo de capitais suspeitos é tão importante quanto descobrir as rotas do narcotráfico.
Além de Sinisi, também está no Brasil a presidente da Fundação Falcone, Maria Falcone. Ela é irmão de Giovanni Falcone, juiz morto pela máfia em 92 por liderar as investigações contra os criminosos. A fundação quer estimular o intercâmbio de informações para combater a máfia. O juiz e a presidente da fundação terão um encontro amanhã com o ministro da Justiça, Nelson Jobim, em Brasília.

Texto Anterior: Anuncio lança versão feminina do Bráulio
Próximo Texto: Febem usará gravação para apurar quem espancou menores em rebelião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.