São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste final deve ser votado até novembro

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator da MP (medida provisória) que cria a avaliação de alunos ao final do curso nas universidades, deputado Paes Landim (PFL-PI), disse ontem que a medida deverá ser aprovada até o fim de novembro para que possa ser aplicada já no primeiro semestre de 96.
A medida provisória foi editada no final de setembro, mas teve a sua aplicação condicionada à aprovação pelo Congresso.
Para pressionar os parlamentares, o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ameaça aplicá-la sem garantia de sigilo na divulgação da nota do aluno e de outros pontos negociados com os parlamentares.
O ministro Paulo Renato Souza afirmou que aplicará as avaliações no próximo semestre independente da aprovação da MP.
A proposta a ser votada não permite a divulgação do resultado da avaliação como pretendia o governo. Somente o aluno será informado sobre a sua nota.
O ministro defendia que a nota do exame constasse do histórico escolar do aluno e que sem isso o teste "perderia sua eficácia".
O governo defende a realização de avaliações no último ano do curso de graduação para testar a qualidade das universidades públicas e particulares.
O exame não vai impedir que o formando de exercer sua profissão. Mesmo que tire nota 0, ele vai receber seu diploma.
O Conselho Nacional de Educação, a ser criado, fará o recredenciamento das instituições com base no desempenho de cada uma.
Algumas universidades pressionam contra a aprovação da MP. O deputado Paes Landim disse haver resistências por parte do PT e do PDT.

Texto Anterior: Professor dos EUA defende TV no ensino
Próximo Texto: Vaga para curso de medicina da Unesp é a mais concorrida do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.