São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

USP outorga título hoje

LUCIO GOMES MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O arquiteto Oscar Niemeyer recebe hoje, às 10h, na Universidade de São Paulo, o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Conselho Universitário.
Amanhã, às 10h, o arquiteto faz uma palestra no auditório da FAU-USP.
Além da homenagem ao trabalho do arquiteto no Brasil e no mundo, o título serve para "reparar" a decisão do mesmo Conselho Universitário que, em 1951, vetou a inclusão de Niemeyer como professor da FAU.
O veto teve caráter político. No texto que justifica a concessão do título, o reitor da USP, Flávio Fava de Moraes, se refere à decisão do Conselho em 1951: "Alegou-se, para tanto, fragilíssimos argumentos regimentais e não as reais convicções filosóficas do arquiteto".
A FAU, criada em 1948, havia solicitado a contratação de Niemeyer, que já tinha renome internacional, sobretudo em razão de projetos do Ministério da Educação e Saúde, no Rio, do pavilhão Brasileiro na Exposição em Nova York (projetado com Lúcio Costa) e do conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte.
Algumas obras de Niemeyer estão sendo recuperadas. Foi iniciada, na gestão estadual anterior, a restauração dos dois pavilhões até então ocupados pela prefeitura no Ibirapuera. A Fundação Bienal de São Paulo recuperou em boa parte o pavilhão que ocupa reconstituindo o enorme "brise-soleil". Programa também a atualização do Pavilhão das Indústrias, transformando-o num centro cultural adequado ao século 21.

Texto Anterior: S. Paulo conserva mal as obras de Niemeyer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.