São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
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Peugeot estuda instalar fábrica no país

DA REPORTAGEM LOCAL

A montadora francesa Peugeot pretende instalar uma fábrica de automóveis no Brasil.
Thierry Peugeot, diretor-superintendente da Peugeot do Brasil, disse ontem, durante a exposição Brasil Motor Show, no Anhembi (zona norte de São Paulo), que a montadora está realizando "estudos de viabilidade de implantação de uma unidade industrial no país".
"Existem poucos mercados em crescimento em todo o mundo. E o Brasil é um deles", disse Peugeot, que é descendente dos fundadores da empresa.
A instalação de uma fábrica no Brasil deve fazer parte da estratégia da Peugeot de descentralizar suas vendas.
O superintendente da montadora francesa conta que, atualmente, apenas 15% dos carros da marca são vendidos fora do mercado europeu.
"Até o ano 2000, a Peugeot pretende que a participação das vendas da montadora nos demais mercados atinja 25% do total. Para isso vamos investir em mercados emergentes", afirmou.
Thierry diz que a empresa só vai anunciar a decisão de vir para o Brasil quando tudo estiver definido. Por enquanto, segundo o superintendente, houve somente "contatos preliminares" com alguns governadores.
A Peugeot está no Brasil desde agosto de 92. Nesse período vendeu 20 mil carros. Tem uma rede de 80 concessionários, a maior entre os importadores sem fábricas no país.
A decisão do governo de estabelecer uma política industrial para o país e o aumento da alíquota do Imposto de Importação tornam, segundo Thierry, mais fácil a decisão de levar adiante o projeto.
"A Peugeot sabe que o país tem o objetivo de manter a sua indústria automobilística", diz.
Mitsubishi
A japonesa Mitsubishi já completou seu projeto de investimento no país. Quer construir uma fábrica de 25 mil metros quadrados para produzir 30 mil veículos por ano, entre utilitários e caminhões. O que falta agora é encontrar sócios.
Eduardo Souza Ramos, presidente da Mitsubishi do Brasil, diz que quatro Estados estão em condições de sediar a unidade: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo ele, é possível tomar a decisão em dois meses, desde que a marca consiga mais parceiros para bancar o empreendimento.
"Já temos acertados US$ 40 milhões com grupos nacionais, o que ainda não é suficiente para começar a construção", afirmou Souza Ramos. A Mitsubishi entra apenas com o "investimento tecnológico".
Segundo ele, além de novos sócios é preciso contar com benefícios fiscais de Estados e municípios e que o país defina a sua política industrial para o setor automobilístico.

BRASIL MOTOR SHOW'95 - Exposição de 240 automóveis, entre eles 40 lançamentos e carros-conceito. Participação de 25 fabricantes. Até domingo, das 14h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ingresso: R$ 10 mil (acima de 12 anos), R$ 5 (menores de 12 anos acompanhados). Estacionamento: R$ 8 e R$ 16 (com manobrista).

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