São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como foi feito o estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os dados do comportamento do comércio exterior (exportações e importações) brasileiro foram, para a feitura do gráfico, dessazonalizados e anualizados pela MB Associados.
Dessazonalizar é tirar o peso de fatores momentâneos sobre o montante exportado ou importado.
Nos meses próximos do Natal, por exemplo, é natural que as importações sejam maiores. Esse percentual de crescimento (devido ao Natal) é descontado.
O que sobra, e que representa o conjunto de importações que a economia brasileira estaria disposta a absorver todo mês, foi anualizado. Ou seja, imaginou-se que esse montante importado permaneceria constante pelos próximos 12 meses.
O mesmo tipo de simulação foi feita com as exportações -que também sofrem pressões sazonais. A exportação de agrícolas, por exemplo, se concentra entre março e setembro.
Os economistas dessazonalizam estatísticas para perceber melhor o comportamento estrutural de alguns fenômenos.
Fica claro pelo gráfico que o Plano Real gerou um significativo aumento no padrão de importações da economia.
Essa elevação construiu o cenário de uma economia deficitária (importações maiores que exportações), que consumia mais do que podia produzir. Logo, era preciso arrumar meios para financiar o consumo excessivo -incentivando o ingresso de capital estrangeiro.
A implosão mexicana e sua repercussão na América Latina mostraram que não é possível o país ser cronicamente deficitário, o que obrigou o governo a, reduzindo o consumo interno, diminuir as importações.
A política de contenção, como mostra o gráfico, atingiu seus objetivos. Apesar da dimensão do ajuste produzido, não há indicadores suficientes para afirmar que a reversão já esteja consolidada.

Texto Anterior: Governo reduz importações em US$ 20 bi
Próximo Texto: Peugeot estuda instalar fábrica no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.