São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bibliotecas têm serviço e catálogo na Internet

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O caminho mais curto para encontrar informação sobre livros e as próprias bibliotecas é a Internet. Há serviços de pesquisa e catálogos de obras para consulta na rede mundial de computadores.
Uma alternativa é o endereço que leva às bibliotecas públicas de várias partes do mundo, de Cingapura à Finlândia, com serviços na Internet. Pelo http://sjcpl.lib.in.us/homepage/PublicLibraries/PublicLibraryServers.html, a lista das bibliotecas é apresentada por tipos de acesso: multimídia, pela World Wide Web, Gopher ou Telnet.
Entre as dezenas de bibliotecas com página na Web está a de Birmingham, na Grã-Bretanha (http://pluto.ulcc.ac.uk/laser/birmingham.html). A página oferece informações interessantes sobre a instituição e seu acervo.
Em Birmingham, há mais de 7.000 livros para crianças, escritos a partir de 1538. Só de Shakespeare, são 44 mil itens em 93 idiomas. Mas outras informações devem ser pedidas por correio eletrônico ou telefone.
Outra que merece visita é a biblioteca do Congresso dos EUA (http://www.loc.gov). Entre o que está digitalizado e disponível destacam-se 1.118 fotografias da guerra civil (1861-1865).
Há ainda um índice de bibliotecas na Web por continente -Américas, Europa, Ásia e Austrália-, com acesso pelo endereço http://gnn.com/gnn/wic/lib.20. html. Mas o catálogo das obras vem em tela preta, via Telnet.
Esse tipo de acesso, entrando direto num grande computador, é o mais comum nas bibliotecas das universidades, que têm um enorme volume de informação a processar.
No Brasil não é diferente. Pode-se consultar a Biblioteca Nacional por Telnet com ars.bn.br e usar a palavra de acesso anonymous. Está disponível bibliografia brasileira de 1982 em diante.
Mais bancos de dados bibliográficos por Telnet estão nas universidades: de São Paulo (bee08.uspnet.usp.br, acesso dedalus), Unicamp (ccibm.unicamp.br, acesso CICSP) e Federal do Rio Grande do Sul (asterix.ufrgs.br, acesso sabibib, senha bib1993).
(LR)

Texto Anterior: Preservação de obras gera tecnologia
Próximo Texto: Livrarias vendem por encomenda on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.