São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia ameaça retaliar rebeldes tchetchenos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Rússia ameaçou lançar represálias contra os separatistas da república da Tchetchênia em resposta à emboscada rebelde que matou 18 soldados russos anteontem.
Em nota divulgada ontem, o comando militar russo afirmou estar planejando usar a força contra os autores do incidente. Civis tchetchenos foram advertidos para deixar Vedeno, local do ataque e onde os rebeldes estariam baseados.
A ofensiva seria para evitar novas perdas, afirmou um porta-voz das tropas russas. O comandante tchetcheno Aslan Maskhadov classificou o ato de "tragédia".
Oleg Lobov, enviado especial russo à região, também qualificou de tragédia o incidente, mas negou que as forças russas estejam em situação de "pré-guerra".
A emboscada foi realizada logo após o choque entre um blindado russo e um carro tchetcheno em Vedeno, sudoeste de Grozni, capital da república tchetchena.
O choque foi o mais sério desde cessar-fogo acertado entre as duas partes, em 30 de junho.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Queda de avião mata 7 e fere 6 na Rússia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.