São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra devem reocupar Cesp

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os sem-terra do Pontal devem reocupar a qualquer momento área da Usina de Taquaruçu, da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), em Sandovalina, cidade a 640 km a oeste da capital paulista.
Anteontem, sem-terra entraram na área e tomaram um barracão para cadastrar ali novas famílias.
Ontem à tarde, as barracas dos sem-terra permaneciam à beira da rodovia que corta a Cesp. A empresa pediu a reitegração de posse do barracão. A Justiça determinou ontem a reintegração, a ser executada no início da próxima semana.
É intenção dos sem-terra invadir outra vez toda a área de 90 hectares. A Cesp já foi invadida no último dia 7 e, depois, desocupada.
A reocupação da Cesp é uma das "duas ocupações" anunciadas por José Rainha Jr., líder do MST, para este final de semana. A outra, mantida sob sigilo, é uma fazenda.
As invasões devem ocorrer fora do perímetro que o governo quer realizar assentamentos. O MST arregimentou 1.200 famílias -muitos desempregados- em nove cidades do Pontal. Mas há gente de Tocantins, Paraná e Minas Gerais.
O secretário de Justiça, Belisário dos Santos Jr., alertou: "Não adianta vir gente de outros Estados e desempregados. Só serão assentados quem mora ali há dois anos e com vocação rural".
(GA)

Texto Anterior: Fazendeiros já contratam seguranças armados em SP
Próximo Texto: Incra deve regularizar ocupação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.