São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universitários vão depor sobre suposto caso de racismo no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembléia do Rio vai ouvir, quarta-feira, três estudantes da Faculdade de Direito Candido Mendes (centro) para investigar suposto episódio de racismo contra a professora negra Marcia Cristina Xavier de Souza, 33.
Serão ouvidos o presidente do diretório da faculdade e um representante de cada uma das duas turmas que teriam boicotado Marcia.
Os alunos pediram sua saída à direção da faculdade, criticando-a por ser exigente e não ter boa didática de ensino. Segundo uma aluna identificada como Vânia, os estudantes, em assembléia, teriam gritado "fora crioula". Com a repercussão do caso, os alunos voltaram às aulas -que boicotavam desde agosto- há duas semanas.
A Assembléia ainda não reuniu provas do incidente, baseando a apuração na denúncia de Márcia e de uma comissão de alunos que a defende. Segundo Gisele de Lima, Vânia ouviu colegas dizendo "pra resolver o problema vamos amarrar ela num tronco e dar 50 chibatadas". Vânia não quis apontar responsáveis "para não dar uma de dedo-duro e por achar que tudo não passou de brincadeira".

Texto Anterior: Testemunhas de tortura são transferidas no CE
Próximo Texto: Visto de turista vai reter passaportes por 5 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.