São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA investigam preço de papel

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Departamento de Justiça dos EUA afirmou ontem estar investigando se os aumentos de preço do papel de imprensa ferem a legislação antitruste.
Os preços do papel cresceram cerca de 40% em 1995 e várias empresas produtoras já anunciaram novo aumento de 10% para fevereiro. A investigação foi iniciada a pedido de donos de jornais.
O custo do papel de imprensa é responsabilizado por recentes fechamentos de jornais e por intensos cortes de despesas, inclusive demissão de funcionários.
A Associação Nacional de Jornais diz que todos os jornais, em especial os pequenos, estão sentindo o efeito desse aumento. Os produtores não se manifestaram.
Alguns analistas de mercado acham a investigação surpreendente e sem futuro. George Schipp, por exemplo, diz: "Como pode haver truste num setor em que dezenas de empresas competem?".
Cerca de 35 companhias fornecem papel de imprensa nos EUA. Schipp acha que o aumento se deve ao aumento da demanda no exterior, ao reaquecimento da economia dos EUA e à queda de preços no início da década.
(CELS)

Texto Anterior: Justiça manda soltar suporto líder zapatista
Próximo Texto: Confirmado 1º caso de Aids por mordida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.