São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo dá força a gene da homossexualidade

Genes podem influenciar preferência sexual masculina

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A genética influencia a homossexualidade masculina, segundo estudo publicado na revista britânica "Nature Genetics".
"A descoberta envolve a homossexualidade masculina e não a feminina", disse Dean Hamer, geneticista do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, autor do estudo.
Há dois anos, Hamer já havia publicado a descoberta de uma região no cromossomo sexual X, que acreditava estar ligada à preferência sexual.
Cromossomos são estruturas celulares que armazenam as informações hereditárias na forma de genes. Seres humanos têm 23 pares de cromossomos: 22 comuns e 1 par de cromossomos sexuais.
Nas mulheres, os dois cromossomos sexuais são do tipo X. Nos homens, há um cromossomo sexual do tipo X e um do tipo Y.
Em 1993, os cientistas não haviam localizado genes que levariam à homossexualidade, mas uma região no cromossomo X que possivelmente estaria ligada a ela -chamada região Xq28.
Segundo Hamer, o novo estudo localiza de forma mais precisa da região do cromossomo X que estaria ligada à homossexualidade.
Foram estudadas famílias com irmãos homossexuais e heterossexuais. De 33 gêmeos homossexuais estudados, 22 apresentavam configuração genética parecida na região. Isso não foi observado em mulheres homossexuais.
"Não podemos dizer por que isso é mais importante em alguns homens e não em outros", afirmou Hamer. "A descoberta não é uma parte minúscula do quebra-cabeças, mas também não é 95% do quadro total."
Segundo ele, outros fatores genéticos, biológicos, hormonais ou sociais também podem influenciar a homossexualidade.

Texto Anterior: Covas evita confronto em ato pró-Banespa
Próximo Texto: Homem ganha coração movido por baterias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.