São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sushiman do Bixiga vence 32 em disputa

PAULO SAMPAIO

Kazunori treinou durante 4 semanas
O vencedor do concurso de sushis do 3º Festival de Culinária Japonesa, que terminou domingo, no Hotel Meliá, passou quatro semanas treinando três horas por dia para fazer 44 sushis em 24 minutos. Kazunori Iwasaki, 33, é rápido e caprichoso.
Ele foi premiado com uma passagem para o Japão.
"Gosto de fazer sushis para se comer com os olhos e com a boca", afirma.
Para o concurso, que tinha 32 concorrentes, ele apresentou um arranjo de Kaiseki Ryori (sushis de festa), superdecorados, preparados com folhas de palmeira cortadas por ele mesmo (o normal é usar arranjos semiprontos). Fez a comida que se serve nas grandes recepções do Japão."Fugi dos sushis que se comem normalmente em São Paulo", conta.
Foram quatro porções, ou 28 sushis de peixes variados, 12 com alga e quatro decorativos -desenhos feitos com arroz colorido de ovo, peixe e chá japonês (amarelo, vermelho e verde, respectivamente). Kazu (como é chamado pelos mais próximos) caprichou na elaboração do prato, mas sabe preparar sushis para todos os gostos.
"Sei fazer sushi para brasileiro e para japonês", explica. "O brasileiro usa mais shoyo (molho de soja), por isso o arroz tem que estar mais grudado. O japonês gosta do sushi mais solto, com menos molho, para poder sentir o tempero do arroz."
Ele diz que o corte do peixe é muito importante. "O atum deve ter um corte mais grosso e os peixes de carne branca, mais fino. O corte deve ser dado sempre na direção do nervo", afirma.
Kazunori Iwasaki nasceu em Kanagawa, um distrito a 20 minutos de Tóquio, mas aprendeu tudo isso na Bela Vista (região central de São Paulo). É ali que ele mora desde os 15 anos, quando seu pai veio trabalhar em uma multinacional japonesa no Brasil.
Aos 20 ele começou a lavar louça no restaurante Sushi Kyo, na rua Treze de Maio (Bela Vista), e nas horas vagas aprendeu a fazer sushis com o mestre Kyomi Watanabe -dono do restaurante e membro da Associação Brasileira de Culinária Japonesa.
"O Kazu faz um trabalho artesanal de muita qualidade", elogia o mestre Kyo.

SUSHI KYO - Rua Treze de Maio, 950, tel. 285-2025

Texto Anterior: Shopping tem 1 mês para vetar fumo
Próximo Texto: Previsão para o feriado prolongado é de chuva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.