São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
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Shopping tem 1 mês para vetar fumo

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A médica veterinária Cleide Maria Teixeira da Silva, 39, coordenadora da fiscalização antifumo em São Paulo, disse ontem que os shopping centers terão um mês para se adequar à proibição do fumo em suas dependências.
A afirmação foi feita após reunião entre representantes da Coati (órgão da Secretaria Municipal do Planejamento responsável pela fiscalização) e dos shopping centers.
Depois desse prazo, a prefeitura vai multar quem for flagrado fumando nos shoppings. Os estabelecimentos também serão multados. O valor de cada multa é de 10 UFMs (Unidades Fiscais do Município), R$ 379,00 em outubro.
Segundo Cleide, nesse período, os shoppings farão campanhas de esclarecimento a seus clientes e funcionários.
A Coati pediu aos shoppings que coloquem cartazes sobre a proibição do fumo em locais visíveis e que retirem aos poucos os cinzeiros de suas dependências.
"Nos shoppings onde há sistema de som, deve ser feita a campanha de conscientização pelos alto-falantes", afirmou Cleide.
Segundo ela, nova reunião no dia 13 vai fazer um balanço das medidas tomadas pelos shoppings.
Os shopping centers ainda não têm uma posição oficial sobre o assunto. Os administradores dizem que estão dispostos a colaborar com a campanha de conscientização, mas que terão dificuldades para impedir os clientes de fumar.
Cláudio Sallum, 33, superintendente do Morumbi, diz estar preocupado com a intenção da prefeitura de multar os estabelecimentos se alguém for pego fumando.
"Fazer campanha de conscientização está ao alcance de todos. O problema é exercer um poder de polícia, que foge de nossas atribuições. Se um cliente insistir em fumar, nós não poderemos prendê-lo", disse Sallum.
Maria Elisabeth Mantovani Ribeiro, 46, gerente de marketing do shopping Ibirapuera, diz que foi marcada para a próxima segunda uma reunião entre os representantes dos shoppings, em que será discutida uma proposta unificada de campanha de conscientização.
Segundo ela, até lá o Ibirapuera não vai iniciar nenhuma campanha. No dia 13, diz Elisabeth, a proposta será apresentada à Coati.
Segundo Eleonora de Souza Ramos Pereira, gerente-geral de marketing da Plaza Paulista, empresa que administra o Paulista, West Plaza e Plaza Sul, os shoppings não têm como fiscalizar se todos os clientes respeitam a lei e não podem ser multados por algo que não podem controlar.
Para aplicar multas em shoppings, a prefeitura vai se basear em uma lei de 1980 que proíbe o fumo em estabelecimentos públicos fechados. Em três semanas, haverá multas também a quem fumar em supermercados, de acordo com lei de 1976.
(ARF)

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