São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Serra, 'especulação' causou crise

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro do Planejamento, José Serra, atribuiu a "movimentos especulativos" a crise nos mercados internacionais gerada na semana passada pela desvalorização do peso mexicano em 8%.
"Há interesses que constroem em movimentos especulativos para ganhar dinheiro com isso", disse Serra, no Rio, após viagem a Buenos Aires. Ele acrescentou que "o Brasil não está preocupado com a possibilidade de crise por causa disso".
Serra afirmou que foi discutir com o governo argentino assuntos "genéricos" do Mercosul. Disse que o governo argentino está "inteiramente de acordo" com a decisão brasileira de manter em 70% sua tarifa de importação de veículos até o final de 1996.
Serra disse também que não há divergências entre ele e o ministro da Administração, Luiz Carlos Bresser Pereira, em relação ao percentual da receita da União que está sendo consumido com o pagamento de funcionários públicos.
Em Buenos Aires, Serra disse que o número está chegando perto dos 60%. Bresser disse que a folha de pagamento deste ano ficará em 32% da receita. Segundo Serra, a diferença depende do "critério de medição", mas não explicou quais são os critérios.
Para o secretário de Política Econômica, José Roberto Mendonça de Barros, os mercados viveram dias de nervosismo "com base em muitos boatos".

Texto Anterior: 'Não há solução de curto prazo'
Próximo Texto: Desenvolvidos podem ter crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.