São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
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Inmetro faz campanha para divulgar selo

DA SUCURSAL DO RIO

O Inmetro vai iniciar hoje uma campanha publicitária na televisão para tentar conscientizar a população da necessidade de exigir o selo de qualidade do instituto nos produtos que compra.
O selo é uma certificação de que o produto é fabricado dentro de normas técnicas que garantem sua qualidade.
Segundo Julio Bueno, 40, presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), com o mercado globalizado o consumidor não tem como conhecer todas as marcas e a certificação é uma garantia.
"Como saber se um brinquedo da China atende às especificações?", pergunta ele.
Bueno diz que o consumidor brasileiro não é acostumado a procurar o selo, o que não ocorre em países desenvolvidos, como os Estados Unidos.
Segundo Bueno, a campanha faz parte da tentativa do governo federal de despertar a população para seus direitos.
Outra ação nesse sentido, disse ele, é a campanha do "preço real" e do "preço falso", sobre a diversidade de preços de um mesmo produto.
Em uma primeira fase, serão dez filmes publicitários que falarão de preservativos, fios e cabos, brinquedos, botijões de gás, mangueiras com reguladores para gás e capacetes.
O Inmetro usará o espaço destinado pelas TVs à propaganda do governo, o que não garante horários de veiculação.
Bueno diz que fios e cabos de má qualidade são a principal causa de incêndios no Brasil. Alguns produtos, como preservativos e brinquedos, têm de ser obrigatoriamente certificados pelo Inmetro ou por instituições credenciadas.
Já há dois filmes prontos. Um mostra um preservativo certificado com o símbolo do Inmetro (órgão do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo), e diz que só há duas maneiras de conhecer a qualidade do produto.
Uma é observar se tem o símbolo do Inmetro. A outra, mostra brinquedos quebrando e extintores de incêndio que não funcionam. São produtos sem o selo.
No outro filme, há um casal que vai começar a cozinhar. A mulher pergunta se a mangueira e o regulador têm o símbolo do Inmetro. Não têm. A mulher se recusa a acender o fogão. O marido acende e há uma explosão.
Segundo Bueno, as certificações nos EUA criaram um mercado de US$ 10,5 bilhões anuais em testes de qualidade de produtos. Ele acredita que o mercado, no Brasil, é potencialmente de US$ 1 bilhão, mas hoje, "em uma previsão otimista, não deve chegar a US$ 100 milhões".

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