São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra de gravuras em Curitiba faz homenagem a Oswaldo Goeldi

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Evento: 11ª Mostra da Gravura da Cidade de Curitiba/Mostra América
Período: de hoje a 29 de dezembro
Locais: Casa Romário Martins e Museu Guido Viaro (r. São Francisco, 319); Casa Vermelha (Largo da Ordem, s/n); Fundação Cultural de Curitiba (pça. Garibaldi, s/n); Museu Metropolitano de Arte (av. República Argentina, 3.430); Museu de Arte Sacra (Largo da Ordem, s/n); Gibiteca e Museu da Gravura (r. Presidente Carlos Cavalcanti, 533); Casa Theodoro de Bona (r. Carlos Cavalcanti, 1.418); Centro de Criatividade de Curitiba (r. Mateus Leme, s/n); Jardim Botânico (av. Centenário, s/n)
Entrada: gratuita

Os cem anos do nascimento do artista Oswaldo Goeldi serão comemorados em Curitiba com a 11ª Mostra da Gravura da Cidade de Curitiba/Mostra América, que será aberta no próximo dia 31 -data de nascimento de Goeldi.
Goeldi iniciou seus trabalhos na década de 10 e é considerado o pai da gravura moderna.
"Goeldi foi o grande artista que transformou a gravura em expressão, dando-lhe alma", afirmou Paulo Herkenhoff, curador da 11ª Mostra.
A mostra vai reunir cerca de 800 obras de 150 artistas de 17 países. Elas estarão expostas em 11 locais, coordenados pela Fundação Cultural de Curitiba, e divididas em temas.
"A Gravura e o Modernismo" vai apresentar obras de Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Poty Lazzaroto e Lasar Segall.
"Arte é Money" terá gravuras de Andy Warhol, do grupo peruano Restauración-No Restauración, e dos brasileiros Jac Leiner, Cildo Meirelles e Waltércio Caldas.
Já a "Mostra Brasil" apresenta nove séries de trabalhos de gravuras em metal, seis séries em xilogravura, quatro séries de serigrafias, três séries em processos fotomecânicos, uma série de relevos, uma instalação, uma série de impressão de metal sobre tecido e algumas monoprints.
Entre os trabalhos estão as gravuras da artista paulista Mônica Schoenaker.
Como novidade, a 11ª Mostra da Gravura trará 36 monitores que servirão de guias nos locais de exposição e de educadores, com a missão de estimular o interesse dos adolescentes e crianças pelos museus.

Texto Anterior: Amilcar de Castro mostra suas 'esculturas virtuais'
Próximo Texto: Bispo Edir Macedo criou o Deus executivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.