São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genes podem explicar origem da esquizofrenia

Pesquisas afirmam que distúrbio tem base genética

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas dizem ter encontrado fortes evidências de que a esquizofrenia tem base genética, segundo estudo publicado ontem na revista "Nature Genetics".
A esquizofrenia um distúrbio mental que pode levar a alucinações e à demência precoce.
Segundo quatro estudos independentes, certos genes tornam certas pessoas mais vulneráveis à esquizofrenia.
Genes são trechos do material genético (DNA) que carregam as informações hereditárias.
Segundo os cientistas, apenas os genes não causariam o distúrbio. Eles consideram a esquizofrenia "multifatorial": fatores ambientais e sociais também podem influir no seu desenvolvimento.
Segundo cientistas do Medical College, em Virginia (EUA), os estudos não identificaram um gene que favorece a esquizofrenia, mas sim uma região ligada à doença nas estruturas celulares que carregam os genes (os cromossomos).
Em maio passado, um grupo de pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA descobriram que a esquizofrenia estaria associada a uma pequena região do cromossomo número seis.
A espécie humana possui 23 pares de cromossomos, numerados de acordo com a forma e o tamanho. Os cromossomos, que lembram bastonetes, são divididos por uma estrutura chamada em dois trechos, conhecidos como braços. A região descoberta estaria no braço menor.
Outra equipe, do Medical College (EUA), comparou material genético de esquizofrênicos e de não-esquizofrênicos em 265 famílias irlandesas. Os resultados confirmaram a descoberta de maio.

Texto Anterior: Fiesp oferece reajuste de 25% para químicos
Próximo Texto: Emplastro de nicotina não é eficaz, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.