São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB ameaça dificultar aprovação do FSE

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do PMDB no Senado, Jáder Barbalho (PA), pode atrapalhar os planos do governo de agilizar a votação da prorrogação do FSE (Fundo Social de Emergência) na Casa. Ele afirmou, ontem, que pretende ser o relator da proposta e que poderá apresentar emendas.
"O PMDB não abre mão de ficar com a relatoria dessa matéria, e o líder vai avocar para si a tarefa", disse Barbalho.
Segundo ele, pelo rodízio feito entre os maiores partidos do Senado (PMDB, PFL e PSDB), cabe a um peemedebista relatar o próximo projeto de emenda constitucional que chegar ao Senado.
Barbalho disse que não tem compromisso em manter a íntegra do texto que for aprovado pela Câmara. Se for alterado pelo Senado, o projeto tem de ser novamente votado pelos deputados, o que atrasaria a promulgação.
O governo tem pressa na tramitação do FSE. Se a prorrogação não for aprovada até 31 de dezembro, o fundo deixa de vigorar a partir de janeiro de 96.
A comissão especial da Câmara aprovou a redução para 18 meses da prorrogação do FSE.
O proposta original do Palácio do Planalto previa mais quatro anos para o fundo. Diante da resistência dos partidos, o governo aceitou mantê-lo por dois anos. mas não obteve êxito.
No caso de ser relator da matéria, o líder do PMDB não sabe se vai manter a prorrogação por 18 meses. "Ainda não tenho juízo formado sobre o prazo. Por mim, dava um ano só", disse.
Os líderes do governo no Senado, Élcio Álvares (PFL-ES), e do PSDB, Sérgio Machado (CE), querem reduzir ao máximo o prazo de tramitação do fundo na Casa.
O regimento do Senados prevê que a discussão e votação em dois turnos de proposta de emenda constitucional pode demorar até dois meses. Pelo calendário dos líderes, os senadores terima 25 dias úteis até 15 de dezembro, quando termina a legislatura.

Texto Anterior: Plano de carreira do Judiciário cria aumento médio de 53% a servidor
Próximo Texto: Luís Eduardo promete folga a deputados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.