São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de Campos decreta emergência

DA FOLHA VALE

O prefeito de Campos do Jordão (175 km a nordeste de São Paulo), João Paulo Ismael (PMDB), decretou ontem estado de emergência em sete bairros da cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes.
As chuvas causam prejuízos na cidade desde sábado. Até a tarde de ontem, seis famílias tiveram as casas destruídas por deslizamentos de terra, aumentando o número de desabrigados para 120 pessoas.
Ismael disse que, além dos recursos da prefeitura, devem ser empregados R$ 80 mil da Defesa Civil do Estado para compra de cobertores, remédios e alimentos para os desabrigados.
Não há previsão para a liberação da verba. Os desabrigados estão alojados em casas de vizinhos e parentes. Nenhuma morte foi registrada até agora.
Os bairros atingidos pelos deslizamentos são o do Britador, Andorinhas, Vila Paulista Popular, Vila Santo Antônio, Vila Nossa Senhora de Fátima, Brancas Nuvens e Morro do Pica-Pau.
Litoral
Uma pedra de oito toneladas destruiu um barraco em Caraguatatuba (litoral norte de São Paulo) anteontem e ameaça outras quatro casas.
A Defesa Civil removeu 11 moradores de casas em áreas de risco. Eles estão alojados no Centro Esportivo Municipal. A prefeitura ainda não decidiu como remover a pedra. Uma das hipóteses em estudo é dinamitá-la.
No bairro do Jaraguazinho, a chuva provocou uma erosão no morro. Apesar de a Defesa Civil afirmar que existe risco de deslizamentos, os moradores se recusam a deixar o local.
O rio do Ouro, no bairro do mesmo nome, transbordou e ameaça quatro casas. A prefeitura vai retirar a terra acumulada no fundo do rio. Os moradores do bairro também não quiseram deixar suas casas.
Choveu 142 mm na cidade nos últimos três dias. Uma chuva de 30 mm é considerada intensa.
O prefeito Sidney Trombini (PMDB) afirmou que a Defesa Civil permanece em alerta para evitar acidentes nos morros caso volte a chover forte na região.

Texto Anterior: Interior faz abaixo-assinado
Próximo Texto: Tráfico impediu vistoria em área de deslizamento no Rio, diz técnico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.