São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival traz ex-integrantes do Zeppelin

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Um ano depois de trazer os Rolling Stones ao Brasil, o Hollywood Rock escalou os "dinossauros" Jimmy Page e Robert Plant (ex-Led Zeppelin) como principal atração do festival, em janeiro, em São Paulo e no Rio.
Os dois voltaram a gravar juntos no ano passado, quando lançaram o disco "No Quarter". Eles tornaram-se legendas do rock na década de 70, auge da banda que os dois integravam, o Led Zeppelin.
O festival terá três noites em São Paulo (19, 20 e 21 de janeiro, no Pacaembu) e três no Rio (26, 27 e 28, na praça da Apoteose).
Um dos dias será dedicado ao reggae. Na "reggae night", uma banda brasileira será o principal destaque, tocando por último.
O líder do grupo será Gilberto Gil, que convidou para acompanhá-lo Fernanda Abreu, Djavan, Carlinhos Brown e Lulu Santos.
Antes da superbanda de Gil, tocarão os grupos ingleses Aswad e Steel Pulse, que serão antecedidos pelo Cidade Negra (grupo "black" criado na Baixada Fluminense) e pelo chamado mangue-beat de Chico Science & Nação Zumbi, cujo som sincretista nasceu em Recife (PE).
Os outros dois dias serão de rock, dirigidos a públicos de faixas etárias distintas. Num deles, a atração principal será a dupla Jimmy Page e Robert Plant.
Eles começaram juntos em 1968, no Led Zeppelin, permanecendo até o final da banda, em 1980. O disco "Coda" (1982), o último do Zeppelin, reúne gravações anteriores à morte do baterista. Page e Plant voltaram a gravar juntos em 1994.
Na mesma noite dos veteranos do Led Zeppelin, devem tocar The Black Crowes. Embora nascida em 1990, em Atlanta (EUA), a banda tem fortes ligações com roqueiros de gerações anteriores.
Com visual "riponga" (cabelos compridos, calças boca-de-sino), eles lembram os Rolling Stones e bandas inglesas do início dos anos 70. Com uma voz que remete à de Rod Stewart, o cantor Chris Robinson é uma atração à parte.
Um dos três dias do Hollywood Rock provavelmente será "fechado" pela banda The Cure.
No total, o festival terá 13 bandas: Aswad, Black Crowes, Bush, Chico Science & Nação Zumbi, Cidade Negra, Gil & Amigos, Pato Fu, Plant & Page, Raimundos, Smashing Pumpkins, Still Pulse, Supergrass e The Cure. Não foi anunciada a data da apresentação de cada grupo. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 20.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Smashing Pumpkins ousa em disco novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.