São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft melhora com 'Win95'

SÔNIA VAZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "Freehand 5.0" foi desenvolvido em 32 bits e aproveita os recursos do "Windows 95", sistema operacional da Microsoft que substitui o DOS e o "Windows".
O programa funciona com o sistema antigo, mas seu desempenho melhora sensivelmente com o "Windows 95".
Nas operações de disco rígido, como abrir e salvar arquivos, o aumento de performance foi de 100%. No uso de ferramentas de desenho, a melhora foi de 50%.
A rapidez obtida com o "Win95" compensa um pouco a perda de produtividade decorrente da interface do "Freehand", que poderia ser repensada para padrões mais rápidos e intuitivos.
O "Freehand" foi testado em um micro PC 486DX2 de 66 MHz, com memória de 32 Mbytes. Foi verificado seu funcionamento com o "Windows 95" e com o "Windows 3.1".
Comparei com o "CorelDraw! 5.0", que utilizo para meu trabalho corrente de cartografia e ilustração.
Utilizei mapas de minha biblioteca e criei alguns novos no "Freehand", para testar as ferramentas de desenho.
O teste foi dividido nos grupos do programa: interface com o usuário (Screen); ferramentas de criação de desenhos; ferramentas de edição de desenhos (strokes) e ferramentas de preenchimento de superfícies (fills); ferramentas de texto; manipulação de arquivos; e consulta das cliparts.
(SV)

Texto Anterior: Aplicação de cores é bastante complicada
Próximo Texto: Aprenda a criar ícones de programas em "Windows"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.