São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a criar ícones de programas em "Windows"

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao abrir um programa no computador dentro do "Windows", você aciona figuras, também conhecidas como ícones.
Você pode alterar esses ícones no próprio "Windows", que traz uma coleção de figuras. Também pode criar ícones para acionar programas de DOS dentro do próprio "Windows".
Para alterar um ícone que representa um programa, abra um grupo de programas -por exemplo, o Principal. Em seguida, clique o ícone que você quer alterar. Faça uma experiência com o ícone do Gerenciador de Arquivos.
No menu, no alto da tela, clique com o mouse no item Arquivo e no item Propriedades. Pressione com o mouse em Alterar Ícone.
No campo Nome do Arquivo, escreva c:\windows\moricons.dll. No lugar de moricons.dll, você também pode escrever progman.exe. Com o cursor, escolha a figura que se assemelha a um armário com pastas. Pressione o botão OK e, no quadro de diálogo Propriedades de Item de Programa, pressione novamente o botão OK.
É possível instalar um programa para o sistema operacional, o DOS, e também acioná-lo dentro do "Windows". Para que isso aconteça, você pode criar um ícone para representar o programa.
Se você tem um processador de textos para DOS e quer acionar esse programa a partir do "Windows", crie uma figura para ele.
Escolha primeiro o grupo de programa de onde você vai acionar o software. Por exemplo, o grupo Acessórios. Abra esse grupo e, no Gerenciador de Programas, clique no item Novo e em Item de Programa.
No campo Descrição, escreva o nome do programa -ou Editor de Textos, por exemplo.
Clique no botão Procurar. No quadro da direita, clique duas vezes na pasta que traz a letra c:. Percorra com o mouse até encontrar a pasta que corresponde ao editor de textos.
Pressione o mouse sobre a pasta e, no quadro da esquerda, clique sobre a linha que tiver a extensão .exe e, mais uma vez, em OK.
Clique em Alterar Ícone. Aparecerá a seguinte mensagem: "Não existem ícones disponíveis para o arquivo especificado. Escolha um ícone a partir dos disponíveis no Gerenciador de Programas."
Pressione OK e, em seguida, surgirá o quadro de diálogo Alterar Ícone e o campo com a linha de comando c:\windows\progman.exe. Com o cursor, você pode escolher o ícone que se adequa ao programa. Se quiser, no lugar de progman.exe, digite moricons.dll.
Em BBS (sistema eletrônico de avisos pelo computador), você encontra o programa "1.000 Icons", com 1.000 figuras.
Para criar seu próprio ícone, você pode usar um programa de pintura, como o "Paintbrush".
Vai precisar de um programa de edição de pintura, como o "Paintshop Pro", e de um editor de ícones como o "Icon Hear". Os dois programas estão disponíveis em BBS.
Em computadores Macintosh é mais fácil criar ícones.
Faça um desenho em qualquer programa de pintura, como o "Photoshop". Selecione e copie o desenho. Selecione a pasta para alterar o ícone. No alto da tela, selecione o item File e Get Info. Clique no ícone da pasta no quadro Get Info e clique no item Edit e, em seguida, Paste.

Texto Anterior: Soft melhora com 'Win95'
Próximo Texto: Problema de falta de memória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.