São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cubano fala da viagem

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

René Martinez, chefe de Relações Internacionais da Associação Nacional dos Pequenos Agricultores (Anap) de Cuba, confirmou ontem que Diolinda Alves de Souza visitou aquele país.
Martinez diz não se lembrar da data exata da visita de Diolinda a Cuba. "Eu também estive com ela em julho passado, quando assisti ao congresso dos sem-terra como visitante aí no Brasil", afirmou o representante da Anap ontem à Folha, em entrevista por telefone de Havana.
Segundo ele, a líder sem terra teria ficado em Cuba apenas "cerca de uma semana". A visita teria sido para "conhecer as experiências dos agricultores cubanos".
Indagado se Diolinda frequentou algum curso de formação política em Cuba, o representante da Anap disse que não. "Há uma simpatia entre as duas organizações. Mas não se trata de cooperação", declarou.
"Amanhã (hoje) pretendo telefonar para a direção dos sem-terra no Brasil e perguntar se podemos fazer alguma coisa para ajudar. É lamentável o que está acontecendo", afirmou.
O cubano disse que, se solicitado, mandará uma carta de apoio ao movimento dos sem-terra.
A Anap é uma organização que congrega agricultores individuais de Cuba. Apesar de quase toda a produção agrícola ser estatal ou em cooperativas financiadas pelo Estado, 12% das terras produtivas estão sob controle de pequenos agricultores.
Além disso, o país tem grande experiência de organização cooperativa: 63% das terras produtivas se organizam sob algum formato de cooperativa.

Texto Anterior: Diolinda estudou em Cuba por um ano, diz sua mãe
Próximo Texto: MST tem cursos de formação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.