São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-fumante ganha mais peso, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Parar de fumar pode engordar, segundo estudo publicado na revista norte-americana "New England Journal of Medicine".
O estudo, feito pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, foi baseado em uma pesquisa feita pelos Institutos Nacionais de Saúde (EUA), que acompanhou 5.247 adultos.
Os resultados mostraram que, embora o ganho de peso médio gire em torno de 4,5 kg a 5 kg, 16% dos homens e 21% das mulheres engordaram cerca de 15 kg mais do que pessoas que nunca haviam fumado.
Segundo o estudo, pessoas que pararam de fumar há dez anos também tendem a voltar ao peso de pessoas de sua idade que nunca fumaram.
Para os pesquisadores, os resultados têm grandes implicações, já que muitas mulheres continuam fumando como forma de controlar o peso.
"Mesmo não sendo o motivo central por que mulheres começam a fumar, é uma razão-chave de por que muitas não tentam parar de fumar", disse Joseph Califano, da Universidade Cornell (EUA).
Segundo Califano, 1.500 garotas adolescentes tornam-se fumantes todo ano temendo engordar.

Texto Anterior: Transexual pode ter cérebro diferente
Próximo Texto: Metalúrgicos da Força obtêm reajuste de 29%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.