São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC estuda incentivo para fusão de bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central estuda a criação de uma linha de financiamento para incentivar as fusões de bancos. O financiamento serviria tanto para modernização do novo banco que deve surgir, com a compra de equipamentos, como para ser repassada a interessados na compra de parte de patrimônio das instituições que vão desaparecer.
O governo pretende incentivar fusões e incorporações como uma forma de reduzir o sistema bancário e salvar os bancos com problemas de liquidez depois do fim do lucro inflacionário.
Os recursos para estes financiamentos poderão ser formados pela liberação dos depósitos compulsórios dos bancos privados. Não está descartada a criação de linha especial de financiamento do BC.
Entre as medidas, também estão incluídos incentivos fiscais e mudanças na comprovação da garantia pelos interessados. A comprovação teria como referência o capital inicial dos bancos interessados, mantidos as regras para formação de novas instituições, segundo estudos do BC.

Texto Anterior: Abecip propõe criar empresa securitizadora
Próximo Texto: Bolsas de Valores começam o mês em queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.