São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks inaugura fábrica-modelo em Resende

FERNANDO PAULINO NETO
ENVIADO ESPECIAL A RESENDE (RJ)

José Ignácio López de Arriortúa, do conselho de administração mundial da Volkswagen, não escondia seu orgulho ao ver implantada pela primeira vez mundialmente sua idéia de consórcio modular em uma fábrica de veículos.
A fábrica de ônibus e caminhões da Volkswagen, em Resende, inaugurada ontem, é a que vai testar na prática o sistema proposto por Arriortúa.
Ele considera sua idéia a terceira revolução industrial, tão importante quanto a máquina a vapor e a linha de montagem, e não teme afirmar: "Quem não seguir este modelo não terá com o que se preocupar, pois simplesmente vai desaparecer."
Arriortúa disse que o mesmo sistema será implantado na fábrica de motores em São Carlos e em outras fábricas da Volks em todo o mundo. "Toda a indústria mundial de automóveis está agora olhando para Resende", disse o executivo.
E continuou elogiando o novo sistema da Volks: "A história falará de Resende como o ponto de mudança do conceito da fabricação de automóveis."
Arriortúa, em dia de festa, procurou não criticar a decisão do governo de manter altas as alíquotas de importação de veículos. Para ele, "o Brasil é prioridade da Volks mesmo com tarifa alta". Disse que os planos da empresa no país não serão mudados.
"Estamos dispostos a fazer qualquer sacrifício. Este governo é um governo progressista e é um governo de bem e repito, nossa prioridade é o Brasil."
Ele disse que o Brasil hoje "é um país importante", e que os investimentos estão crescendo, sem dar números. "A informação é secreta."
A cerimônia de inauguração da fábrica, conhecida por Resende 1, começou com uma hora de atraso, pois Arriortúa teve de chegar à cidade de carro. Chovia e não havia teto para pouso de helicóptero.
A fábrica está instalada em um galpão da metalúrgica Rheem. A fábrica Resende 2 será a definitiva e deverá ser inaugurada em 1º de novembro de 96 em um terreno vizinho, no Distrito Industrial de Porto Real, distrito de Resende.
Depois dos discursos de Arriortúa, do prefeito de Resende, Augusto Leivas, e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ronaldo Cezar Coelho, que representou o governador do Rio, Marcello Alencar, Arriortúa dirigiu o primeiro produto da fábrica.
Dirigindo um ônibus e acompanhado dos convidados, ele passeou pela fábrica, não sem antes enfrentar um problema. O ônibus custou um pouco a pegar. Depois, ele visitou a linha de montagem.

Texto Anterior: Receita de ICMS sobe 1,4%
Próximo Texto: Empresa reduz custo de produção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.