São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
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Empresa reduz custo de produção

DO ENVIADO ESPECIAL A RESENDE

O consórcio modular, segundo a Volkswagen, reduz o custo e o tempo da produção de veículos e consiste em que o fornecedor de partes e peças trabalhe dentro da fábrica.
Em Resende, a fábrica de caminhões é dividida em quatro módulos. O primeiro é dos chassis. No segundo, são montados os suportes de suspensão e reservatórios de combustíveis e ar. No terceiro, o do motor, são acoplados a embreagem, caixa de mudança e bomba de direção, entre outros. O quarto é o da cabine.
Terminadas estas quatro etapas, o veículo vai para uma pista de testes ao lado da fábrica.
A grande diferença em relação a uma fábrica normal é que o veículo é montado simultaneamente. Hoje, as peças sendo postas uma depois da outra.
Em cada módulo, um fornecedor de peças e partes entra com sua equipe para montar dentro da fábrica o caminhão e não simplesmente entregar as peças. Na primeira fábrica, em Resende, são três fornecedores.
Quando for inaugurada a fábrica definitiva, em 1996, o número de fornecedores pode chegar a 40.
Juros
O presidente da Volkswagen brasileira, Pierre Alain de Smedt, disse ontem, durante a inauguração da fábrica em Resende, que a manutenção da política de juros altos pode acabar em demissões na indústria automobilística.
"Sem crédito, o risco de ter volumes menores de venda aumenta bastante. Assim, com a abertura de novas linhas de crédito com prazo maior, dá para manter o volume de produção. Em outras palavras, para não perder produção, que significa não perder emprego, seria necessário abrir o crédito", disse.
Smedt disse que não existe o risco de reaquecimento exagerado da economia com a queda dos juros. Ele contou que há a possibilidade de a Volks financiar o cliente pela captação de dólares no exterior.
Mesmo dizendo que a política monetária brasileira "é muito inteligente", Smedt disse que ela significou, nos últimos 12 meses, uma adaptação de 12% na relação dólar-real, mas significou também que "não pode ser mantida em um curso fixo, podendo chegar à situação perigosa que a Argentina tem".
Para ele, a captação externa para crédito ao consumidor só pode ser realizada por pouco tempo. "Nós estamos no Brasil, temos de financiar com o sistema bancário nacional." A Volks capta no exterior o financiamento para seus importados.
Smedt disse ainda que, este ano, a Volks vai crescer 20% em relação ao ano passado.

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