São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de conservação põe em risco obra de José Antônio da Silva

MARCUS VINÍCIUS GABRIEL
DA FOLHA NORTE

O MAP (Museu de Arte Primitivista) de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de SP), que abriga obras do pintor primitivista José Antônio da Silva, 86, enfrenta problemas de segurança, manutenção e conservação.
O museu está instalado no Centro Cultural Daud Jorge Simão. A situação se agravou após a Secretaria Municipal de Cultura ceder o espaço para abrigar a organização dos 59º Jogos Abertos do Interior, realizados há duas semanas.
Durante a realização do evento esportivo, o MAP ficou fechado. As 87 obras de José Antônio da Silva foram "guardadas" no centro cultural.
O museu, criado oficialmente em 82, também apresenta falhas no controle térmico para obras de arte, não possui proteção para as esculturas e telas, a fiação fica exposta, existindo risco de incêndio, e há infiltrações nas paredes.
O calor resseca os quadros e alguns deles já apresentam rachaduras na camada de tinta e deslocamento da pintura.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Cármen Accorsi, 60, o museu será prioridade em 96. "Estamos nos preocupando agora com a instalação da Pinacoteca Municipal e da sala Claudio Malagoli".
A pinacoteca conta com 55 obras de artistas de Rio Preto e região. A sala dedicada ao pintor Malagoli terá 29 obras.
A situação do MAP deixou o pintor José Antônio da Silva indignado (leia texto abaixo).
A doutora em Letras pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Hygia Calmon Ferreira, que está preparando um dicionário com mil definições sobre José Antônio da Silva, diz que a solução é tombar o MAP. "Isso daria garantias de preservação e conservação."
O MAP deve ser tombado pela prefeitura, de acordo com a lei municipal 5.571, de 5 de julho de 1994. A coordenadora do Comdephact (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico), Nilce Lodi, 59, diz que o projeto de tombamento já está encaminhado.

Texto Anterior: Filme conta entreguerras
Próximo Texto: Museu reúne as principais telas do pintor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.