São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México lembra Finados com festa de sabores

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

Todo dia 1º de novembro, os mexicanos fazem uma oferenda aos mortos: preparam seu prato favorito e deixam-no durante toda a noite sobre a mesa.
O prato será o almoço da família no dia seguinte, o Dia dos Mortos. Supõe-se que o espírito do parente morto experimenta a comida durante a madrugada e, portanto, ela adquire um sabor diferente. Junto ao prato, muitas famílias colocam o "pan de muerto", pão feito especialmente para a data.
"São tradições herdadas da época pré-hispânica", explica a estudante Fernanda Salcedo, que passa a data em cidades diferentes, para conhecer as diversas tradições.
O México tem uma das festas de Finados mais tradicionais. Em várias cidades, as procissões aos cemitérios são quilométricas e há competição para ver quem prepara a oferenda mais bonita.
No túmulo dos parentes, os familiares colocam, além de flores, muitas frutas, também com um dia (pelo menos) de antecedência.
No Dia dos Mortos, vão ao cemitério recolher as frutas. Quando as comem, estão sem sabor, pois supõe-se que já foram "chupadas" pelo espírito do morto.
Segundo Salcedo, a tradição é mais arraigada nas comunidades indígenas. O povoado de Mixkic, 60 km ao sul da capital, atrai milhares de turistas.
Salcedo relata que, na comunidade de Pautlán (Estado de Puebla), as famílias oferecem frangos aos mortos. "Se você vai ao cemitério na noite do dia 1º, todos os túmulos estão com frangos."

Texto Anterior: Tradição e falências fazem cenário de SP
Próximo Texto: São João Baptista reúne estrelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.