São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Punta Arenas foi 'gulag' do governo Pinochet

EDMILSON ZANETTI
DO ENVIADO ESPECIAL

Para quem acompanha política internacional, Punta Arenas ficou conhecida como um dos destinos de presos políticos no governo do general Augusto Pinochet.
Para o turista com espírito de aventura, a cidade, além de ponto de partida para o cruzeiro, encanta especialmente pelo exotismo do clima, da arquitetura e da cozinha.
Em um mesmo dia, andando pelas ruas largas do centro, o turista pode verificar as mais variadas estações climáticas.
Chove dez minutos depois de sair o Sol, neva logo após o vento forte. Constante é só o frio. A média anual de 6,50C dá aos moradores um ar londrino no vestir.
Vista de um mirante, a cidade lembra brinquedo de criança, com seus telhados fortemente coloridos, de madeira.
Com uma população aproximada de 120 mil habitantes, três vezes mais que há dez anos, Punta Arenas recém-descobriu o turismo como alternativa econômica. Em três anos foram construídos três dos atuais seis principais hotéis.
Fundada em 1848, a partir de uma colônia penal, foi "invadida" por croatas.
Suas principais atividades econômicas são exploração de petróleo, a partir de 1945, criação de ovelhas, pesca e indústria.
Seus moradores ainda hoje veneram personalidades que deram impulso econômico à região no século passado. Até o cemitério local consta do cardápio turístico, pela suntuosidade dos túmulos.
Nele, estão enterrados os restos dos últimos índios ona e imigrantes que fizeram fortuna caçando lobos-do-mar e garimpando ouro.
Mansões e palácios, como o habitado pela milionária Sara Braun, viraram clubes e hotéis, como o elegante hotel José Nogueira.
A cidade comporta uma universidade, a de Magalhães, e uma zona franca, cujas mercadorias lembram o mercado do Paraguai, mas com preços de Primeiro Mundo.
A cozinha de Punta Arenas brinda o turista com pratos de carneiro e a inconfundível centolla (pronuncia-se centóia), crustáceo especial servido em forma de sopa, cozido ou frito.
(EZ)

ONDE FICAR: hotel José Nogueira, rua Bories, 959, Punta Arenas; diárias de US$ 162 a US$ 194

Texto Anterior: Navio chileno revive aventura de 500 anos
Próximo Texto: Embarcação deixa frio do lado de fora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.